Um dos destaques da programação do ERBBV 2016 foi um passeio em Ouro Preto e Mariana. O passeio aconteceu como atividade opcional na segunda-feira e levou 25 blogueiros para fazerem um passeio guiado nestas importantes cidades históricas de Minas Gerais.


Ouro Preto fica localizado a 96 km de Belo Horizonte e foi a primeira cidade visitada. A melhor forma de conhece-la é caminhando. Com o apoio da Secretaria de Turismo de Minas Gerais foi realizado um walking tour, com uma guia de turismo que além de mostrar a cidade para o grupo contou curiosidades sobre a cidade, sobre sua história e sobre Tiradentes.

O passeio teve início na Praça Tiradentes onde estão localizados o Monumento ao Mártir, o Museu da Inconfidência, o Museu de Ciência e Técnica da EM além de inúmeros casarões coloniais.


Caminhando pelas ladeiras da cidade, passamos pela feira de artesanato do Largo do Coimbra, famosa por seus artesanatos feitos em pedra-sabão e conhecemos várias importantes construções da cidade, como:
Igreja de São Francisco de Assis;
Casa da Ópera Teatro Municipal;
Casa de Tiradentes;
Igreja de Nossa Senhora do Carmo;
Igreja de Nossa Senhora do Rosário;


Após o almoço o grupo se dirigiu para Mariana, localizada a 12 km de distância de Ouro Preto. A cidade é considerada como “o berço de Minas Gerais”, por ter sido a primeira cidade e também a primeira capital do Estado.

Igreja de São Pedro dos Clérigos;
Igreja de São Francisco de Assis;
Igreja de Nossa Senhora do Carmo;
Praça Gomes Freire
Casa da Câmara;


Conhecer as cidades históricas de Ouro Preto e Mariana foi um dos pontos altos do Encontro da RBBV, nossos agradecimentos aos parceiros que contribuíram para o sucesso desse encontro.

Créditos das fotos:
Vamos por aí
SETUR

Este texto foi uma contribuição de Ana Carolina Miranda, do blog Vamos por aí e teve revisão de Rafael Miranda, do blog Para Viagem.