Durante os três dias de duração do Encontro da RBBV em 2016 houve uma grande movimentação na capital mineira que não passou despercebida pela mídia local. Afinal, eram 130 blogueiros especializados em falar sobre turismo, oriundos de diversas partes do Brasil e ávidos por mostrar ao mundo o quê Minas Gerais tem a oferecer aos seus visitantes.


Nesse período foram publicadas diversas matérias sobre o evento, tanto em veículos da grande imprensa como em sites de notícias. O Jornal Estado de Minas, a Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais, o Diário do Litoral, o portal Uai.com.br e o blog Turismo de Minas foram alguns dos vários veículos que dedicaram matérias exclusivas, relatando algumas das atividades desenvolvidas pelos participantes. Além desses, a TV Câmara BH veiculou uma matéria de quatro minutos em seu telejornal sobre a visita realizada pelo grupo ao Mercado Municipal de Belo Horizonte.


Embora o foco principal dos blogueiros seja a disseminação de conteúdo através de tecnologias ligadas à internet, sempre é bom lembrar que via de regra a informação por eles gerada é distribuída de forma direcionada a um segmento de público especializado e, na quase totalidade das vezes, fidelizado – não por acaso conhecidos como “seguidores”.

Daí a importância da veiculação realizada pelos canais da mídia conhecida como “tradicional”. Graças ao seu poder de penetração em um amplo espectro de audiência não qualificada, a população em geral, a mensagem é disseminada de forma aleatória, atingindo pessoas que até então desconheciam a existência do fato narrado e, frequentemente, despertando nelas interesse pelos assuntos abordados.

E se por um lado as mídias digitais são capazes de fornecer conteúdo em tempo real, por outro enfrentam o dilema da efemeridade. Por isso é preciso formatar a mensagem para que possa ser transmitida por todas as plataformas disponíveis. Dessa forma é possível atingir uma faixa bem maior da audiência, aproveitando o que cada veículo de comunicação tem de melhor a oferecer.

Créditos das fotos:
Tô Pensando em Viajar
Para Viagem

Este texto foi uma contribuição de Paulo Cesar Cattelan, do blog Gastando Sola Mundo Afora e teve revisão de Rafael Miranda, do blog Para Viagem.