Nem só de palestras e aprendizados vivem os blogueiros. O ERBBV 2016 também proporcionou ótimos momentos de relaxamento.

O último encontro aconteceu entre os dias 25 e 27 de novembro de 2016, celebrando também os cinco anos da Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem. Reuniu cerca de 130 blogueiros de todo Brasil e, inclusive, alguns blogueiros que hoje moram em outros países e vieram especialmente para o evento.

Tive o privilégio de conhecer muita gente generosa e disposta a compartilhar suas experiências, positivas e/ou negativas com o grupo. Com muita lucidez os mais experientes dividiram com todo o grupo, incluindo blogueiros menos experientes, os mais diferentes métodos e caminhos para rentabilizar um blog de viagens.

Foi ampla a troca em todos os sentidos, porque todos, sem exceção, possuem na sua essência o amor pelas viagens, pelo desconhecido, pelas novas experiências e acima de tudo, pelo respeito ao próximo.

E para completar a extensa programação de visitas, aprendizados, palestras e conhecimento, tivemos também uma programação noturna, pois nada como algumas rodadas de chopps e caipirinhas, para relaxar e aproximar o grupo. E nesse clima descontraído foram tiradas e publicadas muitas fotos, gerando uma enorme divulgação espontânea nas redes sociais.

Quinta

Oficialmente o evento começaria na sexta, dia 25, mas na quinta, já começou com um pré-evento, para os blogueiros que puderam chegar um pouco antes e tiveram mais tempo na cidade.

Um happy hour oferecido pelo Max Savassi Apart Hotel, na região de Savassi, reuniu os primeiros a chegarem. Apesar de um número ainda pequeno, foi bastante animado. Ao som de MPB, foi a primeira oportunidade dos blogueiros conhecerem pessoalmente os amigos já virtuais. Eu perdi esse primeiro encontro, só cheguei no sábado.

Sexta

E nada melhor para que os blogueiros estreitassem ainda mais laços, como um jantar tipicamente mineiro.

A noite de sexta ficou por conta do restaurante Maria das Tranças. Este tradicional restaurante mineiro é conhecido por servir o melhor frango ao molho pardo do Brasil.

O jantar foi oferecido pela Easysim4u, que presenteou todos os participantes com um chip internacional, que funciona em mais de 140 países do mundo. Eu usei o meu na minha viagem à Europa, passando por vários países e funcionou muito bem.


Neste evento também fomos presenteados por outros mimos, como: crachás e bottons da RBBV e duas sacolas recheadas de brindes dos patrocinadores e parceiros.

Também foram sorteados vários outros prêmios, entre eles uma semana num resort em Orlando, com direito a jantar especial nos parques da Disney. A vencedora foi a Alessandra Fratus, do blog Tô Pensando em Viajar.

Sábado

No sábado foi a vez da Chopperia Albanos receber os participantes do evento. Com o privilégio de ter o espaço fechado só para a gente, pudemos saborear deliciosos petiscos, experimentar o chopp da casa, já conhecido na região, e caipirinhas de frutas especialmente preparadas. A chopperia entrou no roteiro dos lugares obrigatórios para conhecer em Belo Horizonte.


Nesta etapa, todos já estavam bem entrosados, depois de alguns dias de convivência, o que tornou o evento ainda mais divertido.

Um agradecimento especial a Minas Gerais que nos recebeu com muito carinho, respeito, e acima de tudo reconhecendo a forte influência dos blogueiros de viagens. Somos sim influenciadores e temos que lutar por cada vez mais espaço e que esse espaço tenha como palavra de ordem o profissionalismo.

Ansiosa pelo ERRBV 2018, em Curitiba.

Créditos das fotos:
Tô Pensando em Viajar
Coisos on the go

Este texto foi uma contribuição de Olivia Cruz, do blog Olívia Garimpando Por Aí… e teve revisão de Rafael Miranda, do blog Para Viagem.