A última edição do Encontro da Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem aconteceu em 2016 na cidade de Belo Horizonte e reuniu cerca de 130 blogueiros. Foi um momento marcante na história da rede, um verdadeiro divisor de águas para muitos blogueiros. A RBBV contou com o apoio da Belotur e SETUR para realizar e evento.

Vale destacar que o Conjunto Arquitetônico da Pampulha foi um dos principais palcos do evento, logo após ter sido reconhecido como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco.

Programação Oficial

A programação oficial começou na sexta-feira, dia 25 de novembro, com uma visita ao Mercado Central de BH. Os participantes puderam conhecer e experimentar as delícias oferecidas pelo comerciantes locais, num delicioso café da manhã. A atividade contou com a cobertura da TV Câmara de Belo Horizonte.

A noite oferecemos um jantar no restaurante Maria das Tranças. O momento foi perfeito para quebrar o gelo e estreitar os laços entre os blogueiros, acompanhados de uma deliciosa comida mineira. A Easysim4u, uma das patrocinadoras do encontro, presenteou os participantes com um chip internacional para garantir acesso a internet na próxima viagem internacional blogueiros.

As palestras começaram já na manhã de sábado, no Museu de Arte da Pampulha, de frente para a Lagoa da Pampulha. Experiências sobre redes sociais e monetização, compartilhadas por membros da própria RBBV, foram destaque na programação e despertaram o interesse dos participantes.

Na parte da tarde os blogueiros foram levados para conhecer alguns pontos turísticos da cidade. A primeira parada foi na Igreja de São Francisco de Assis, ainda no complexo da Pampulha. Outros pontos de destaque do roteiro foram o Mirante do Mangabeiras e a Praça da Liberdade

A noite a Chopperia Albanos recebeu os participantes para um Happy Hour super descontraído. O espaço foi fechado exclusivamente para receber os blogueiros de viagem que puderam experimentas diversos petiscos e o chopp da casa, tão conhecido na região. Este foi um dos principais momentos de Confraternização do ERBBV 2016.

O domingo foi um dia reservado para palestras, painéis e trocas de experiências. Gustavo Ziller, idealizador do projeto 7 cumes com série transmitida no Canal OFF foi destaque com sua palestra sobre projetos criativos e inspiradores. Profissionais da industria do turismo também tiveram presentes num painel falando sobre o relacionamento com blogueiros. Alberto G. Martins da B4TComm, Garon Picelli da Loumar Turismo e Flavia Perin da InterAmerican Network.

Outros blogueiros membros da RBBV completaram o dia de aprendizado compartilhando experiências sobre temas como fotografia e vídeo, otimização de sites, SEO, turismo sustentável, profissionalismo e negócios.

Mesmo depois do encerramento oficial do encontro, alguns blogueiros ainda ficaram na cidade para uma atividade adicional na segunda-feira. Um passeio no estilo bate e volta levou os participantes para as cidades históricas de Ouro Preto e Mariana. Foi o encerramento perfeito de um evento que só deixou saudades e ótimas recordações.

Alcance e Repercussão

Graças a presença massiva de influenciadores digitais no Encontro da RBBV, a cidade de Belo Horizonte, a Pampulha e todos os parceiros e patrocinadores acabaram tendo uma grande divulgação, que aconteceu em muitos casos de forma espontânea.

Foram mais de 60 artigos publicados nos blogs de viagem associados a RBBV. Pelo menos 10 vídeos sobre o encontro estão disponíveis no YouTube. O alcance nas redes sociais também foi muito expressivo e ajudou na divulgação do evento e do destino.

As mídias tradicionais também se interessaram pelo maior encontro de blogueiros do Brasil. O ERBBV 2016 foi destaque em jornais e sites de notícias como o Jornal Estado de Minas, o Diário do Litoral, o portal Uai.com.br e a TV Câmera de BH.

Galeria de Fotos



Créditos das fotos:
Tô Pensando em Viajar
Coisos on the go
Gastando Sola Mundo Afora
Viagens Cinematográficas
Apaixonados por Viagens

Este texto foi uma contribuição de Rafael Miranda, do blog Para Viagem.